sexta-feira, 30 de maio de 2008

Todo o poder do chá verde




O gostinho amargo característico quase inibe a vontade de tomar o chá verde. Quase. Porque é impossível não se render aos benefícios dessa bebida para a saúde - segundo pesquisas, o chá verde é capaz de controlar o colesterol alto, neutralizar os radicais livres encontrados no corpo humano, e é um poderoso antiinflamatório e antigripal. ''É o amargo que vale a pena'', atesta a nutricionista Kelly Franco de Lima, de Londrina.
No Japão e na China, onde praticamente substituiu a água, é consumido principalmente pelo efeito digestivo. No Brasil, ele ganha cada vez mais adeptos. Não é à toa que pelo menos duas empresas já lançaram o chá verde industrializado, aromatizado com frutas e pronto para beber. Kelly explica que o chá verde é rico em catequinas, substâncias com forte ação antioxidante. ''O poder antioxidante do chá verde é maior que o das vitaminas A, C e E, as mais potentes'', afirma.
Também é rico em polifenóis. ''Capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, como o de mama'', garante Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de nutrição da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. Uma das muitas utilizações do chá verde é no auxílio ao emagrecimento. Isto porque, segundo Kelly, a bebida tem efeito termogênico, estimulando o metabolismo a gastar mais energia. ''Claro que é preciso bom senso, sozinho ele não vai fazer nada, mas pode potencializar o efeito de dietas restritivas'', afirma, lembrando que a maioria dos shakes para emagrecimento tem extrato de chá verde em sua composição. Para ter os benefícios também é preciso que o consumo seja feito constantemente. ''O ideal são de quatro a seis xícaras por dia'', recomenda Kelly. Segundo Jocelem, as pesquisas mostram que ''o consumo regular do chá aumenta o gasto energético e a oxidação de gordura, ajudando no processo de emagrecimento''. O chá verde também tem efeitos comprovados na diminuição do colesterol, ''porque previne a oxidação das gorduras''. A ação anti-radicais livres se traduz em antienvelhecimento, por isso muitos produtos de beleza já contam com chá verde em sua composição. Segundo Kelly, apesar das opções industrializadas, a melhor medida ainda é ingerir o chá verde natural, para se obter todos os benefícios. Ela explica que o chá verde industrializado perde um pouco do seu poder porque são acrescentadas substâncias como adoçantes e conservantes. ''Substâncias que interferem na desentoxicação do organismo'', afirma. Mesmo assim, a praticidade e o gosto bom do produto industrializado, devem ser avaliados. ''É uma boa opção para substituir o refrigerante''. Como é um potente antiinflamatório, é boa pedida para ser usado nos quadros de gripe. ''Não há gripe que resista a um chá verde com gengibre'', afirma Kelly. Por ser estimulante, o chá verde é contra-indicado para gestantes, por quem sofre de gastrite, e por quem sofre de insônia. Também não deve ser consumido logo depois do almoço, para não atrapalhar a absorção de outros nutrientes. O chá verde é produzido a partir da planta camellia sinensis, originária da Índia e da China - mesma planta da qual são produzidos, dependendo do processamento, outros tipos de chá. (Com Agência Estado)

Fonte: FOLHA DE LONDRINA
"AGENDE UMA CONSULTA PARA SABER MAIS"
ASSAÍ: Rua Peru, 141 tel: (43)32621015
LONDRINA:
Rua Alagoas, 477 - tel (43)33226806
Rua Piauí, 211, sl126, 12º andar - tel (43) 33440220