segunda-feira, 23 de março de 2009

O alimento da vez: Batata YACON

Uma batata (quem diria, logo ela!) promete fazer sucesso entre os diabéticos. Apelidada de batata diet ou batata yacon, o alimento começa a se popularizar no Brasil, justamente por apresentar propriedades antidiabéticas e contra a pressão alta, dois males que, em proporções alarmantes, estão se espalhando pelo mundo.


O mecanismo pelo qual ocorre o controle da glicose ainda não está claro. Uma das possíveis explicações é que o yacon armazena reservas, não na forma de amido, mas de açúcares conhecidos como frutooligossacarídeos (FOS). De baixo teor calórico, mas sem perder o sabor doce, os FOS atuam como adoçantes naturais. Além disso, como todo alimento rico em fibras solúveis, o yacon torna a absorção da glicose mais lenta.


Outra vantagem do yacon seria a redução do colesterol e da pressão arterial. Até agora, o único benefício cientificamente comprovado é em relação à melhoria da flora intestinal. Não digeridos pelo aparelho humano, os FOS só são fermentados no cólon (porção final do intestino grosso), por bactérias que combatem os microorganismos patogênicos.


A fama nutracêutica do yacon despertou o interesse de diversas instituições brasileiras, que estão desenvolvendo pesquisas com foco nas propriedades medicinais do alimento. Outro objetivo é descobrir o melhor método de cultivo por aqui, já que o produto é originário dos Andes.
A Universidade Católica de Brasília, por exemplo, vai desenvolver uma pesquisa multidisciplinar com a planta. Uma equipe vai estudar o mecanismo de controle do diabete em ratos e outra testará o alimento em idosos. A Embrapa Cernagem fica por conta de analisar a presença de polifenóis – antioxidantes naturais que retardam o envelhecimento. Os dados levantados permitiram saber se o yacon realmente faz bem e em que dosagem.


Com um aspecto que lembra a batata-doce e com sabor que lembra o da pêra, o yacon pode ser consumido de várias formas. Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, ainda tem a vantagem de ser um alimento versátil, que pode ser consumido, frito, refogado ou in natura, na forma de saladas ou sucos. Com um litro de água e uma colher de sopa das folhas moídas, faz-se um chá. Desidratadas, as raízes se tornam um salgadinho crocante.


Na composição nutricional do yacon, Credídio destaca que são encontrados minerais básicos, carotenos e vitaminas A, B1, B2 e C. Com elevado teor de água e reduzido valor energético, diferentemente das outras batatas, que estocam energia na forma de amido, o yacon tem como principal carboidrato de reserva os frutooligossacarídeos (FOS), que estimulam a atividade bifidogênica (crescimento ou ação de algumas bactérias presentes no intestino).