quarta-feira, 18 de junho de 2008

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Já se sabe há muito tempo que alguns alimentos têm funções terapêuticas. É comprovado, por exemplo, que o tomate ajuda a prevenir o câncer de próstata, que a soja alivia os sintomas da menopausa, que o alho ajuda a dimunir a pressão alta e que o peixe ajuda a reduzir os níveis de colesterol elevado. A descoberta dos alimentos funcionais trouxe comprovação científica para o que filósofo Hipócrates já dizia há cerca de 2500 anos: "Uma alimentação adequada ajuda a manter o organismo saudável: faz de teu alimento o teu medicamento". Agora, uma nova área da nutrição - a NUTIÇÃO CLÍNICA FUNCIONAL -vem se especializando em trabalhar com esses e outros inúmeros alimentos.


A NUTRIÇÃO FUNCIONAL é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desequilíbrios corporais e orgânicos que geram as doenças. Estes desequilíbrios ocorrem devido à inadequação da qualidade da nossa alimentação, do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios (a mais ou a menos) e alterações emocionais que passamos.


Esses desequilíbrios estão ligados a distúrbios da saúde física, mental e emocional, manifestado-se através de enxaqueca, insônia, depressão, hiperatividade, distúrbios de concentração, memorização e aprendizagem, alterações de humor, ansiedade, compulsões, irritabilidade, problemas intestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, fadigas inexplicáveis, alterações na libido, diabetes, artrites, câncer, Alzheimer, Parkinson, dermatites, doenças auto-imunes, obesidade entre outras.

A premissa da NUTRIÇÃO FUNCIONAL, parte do princípio que as substâncias (nutrientes) presentes nos alimentos regulam as funções das células as quais, são formadas por nutrientes. A preocupação é fazer com que o nutriente que sai do alimento chegue até as células, segundo as necessidades de cada individuo.



Portanto, a NUTRIÇÃO FUNCIONAL observa e analisa como o nosso organismo interage com o alimento e como funciona o processo que nos nutri (digestão e absorção), pois pode-se ter uma dieta saudável, mas, se, por algum motivo, não conseguir absorver os nutrientes, não vai se nutrir e, esses desequilíbrios de nutrientes na célula poderão gerar doenças.



Sendo assim, para promover saúde e prevenir doenças e sintomas indesejáveis auxiliando numa melhor qualidade de vida, precisamos nutrir nosso organismo adequadamente, através da ingestão adequada de alimentos funcionais ou sob forma de suplementação prescrita pelo NUTRICIONISTA FUNCIONAL, em quantidade e qualidade, a fim de que o organismo receba todos os nutrientes (vitaminas, sais minerais, fibras e água) essenciais ao seu bom funcionamento e ainda, garantir que estes alimentos sejam bem digeridos, absorvidos e utilizados.




"AGENDE UMA CONSULTA PARA SABER MAIS"

ASSAÍ: Rua Peru, 141 tel: (43)32621015

LONDRINA: Rua Alagoas, 477 - tel (43)33226806
Rua Piauí, 211, sl126, 12º andar - tel (43) 33440220