Veja só a descoberta de um grupo de pesquisadores japoneses: 4 cols. (sopa) de vinagre por dia levam a uma perda de peso cinco vezes maior! Então basta colocar o dito cujo na salada do almoço e do jantar para emagrecer? Isso mesmo!
É claro que, se você fizer também uma dieta alimentar, o emagrecimento será mais rápido. Seguindo um cardápio leve, dá para perder 3 kg por semana. Moleza, né?
Por que o vinagre funciona mesmo
Entenda como o consumo desse tempero faz emagrecer
1. O vinagre é considerado um controlador natural do apetite. Ele é capaz de reduzir em cerca de 80% a vontade de comer. Com ele, a digestão dos alimentos fica mais lenta. Assim, a comida permanece mais tempo nesse processo, mantendo no estômago a sensação de saciedade.
2. Estudos científicos sugerem que uma dieta rica em vinagre dificulta o ganho de quilinhos extras. A possível explicação para isso está na acidez desse tempero: ela pode alterar o metabolismo dentro das células musculares, aumentando assim a eliminação de gordura corporal.
3. Quando consumimos mais vinagre, nosso organismo produz menos insulina. Esse hormônio participa de um processo para estocar gordura no corpo. A insulina em excesso também dificulta a queima de gordura, além de nos tornar mais propensos a desenvolver diabetes.
Há vários tipos de vinagre (o de maçã custa em média R$ 2), mas todos têm o mesmo efeito: emagrecer. Escolha o melhor para o seu paladar. Veja os mais comuns na prateleiras dos supermercados:
De sidra (ou Maçã) É o menos ácido dos vinagres. Obtido a partir do suco fermentado da maçã, cai bem em molhos que acompanham carnes e saladas.
Balsâmico
Tem coloração escura e é bastante aromático. Excelente para preparar molhos de salada e para temperar legumes.
De vinho É feito a partir do vinho tinto ou branco. Alguns são bem ácidos. São ótimos para temperar saladas e qualquer alimento, como carnes marinadas.